Sobre a CCMUSERJ
O QUE É
A CCMUSERJ é uma associação da sociedade civil, é uma pessoa jurídica de direito privado de fins econômicos, sem vinculação partidária e autônoma em suas decisões, baseada na solidariedade e no desenvolvimento de suas atividades, observando os prncípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, não fazendo qq discriminação de raça, cor, gênero ou religião ou de qqs outras espécies.
OBJETIVOS:
- promoção da assistência social
- promoção da cultura, defesa e cnservação do patrimônio histórico e artístico
- promoção do voluntariado
- promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza
- promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitoshumanos, da democracia e de outros valores universais
- defesa e preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável
Criada por 34 representantes de diversas organizações sociais com o compromisso de atuar voluntariamente em prol da segurança e bem-estar da população visando sempre a justiça social e o respeito aos direitos dos cidadãos, a Câmara Comunitária Municipal de Segurança do Rio de Janeiro (CCMUSERJ) foi lançada oficialmente, no dia 17 de julho/2019, em solenidade no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que contou com a presença de diversas autoridades. O Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil, Desembargador Fábio Dutra, compareceu ao evento, onde compôs a mesa de honra junto à Presidente da Câmara, Professora Maria João Bastos Gaio, ao Secretário Municipal de Ordem Pública (Seop), Coronel Paulo César Amêndola, e à Comandante da Guarda Municipal (GM Rio), Inspetora Tatiana Mendes, entre outros.
Compuseram, ainda, a mesa principal o Tenente Luiz Queiroz, representando o Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, e o Vereador do Rio, Jones Moura. Completaram a mesa estendida o Coordenador da Operação Lapa Presente, Major Amandy de Souza Peres Rodrigues, o Assessor da Corregedoria da GM Rio, Edil Jonatas Campos Tavares, representando o Corregedor Inspetor José Pedro Filho, o Superintendente do Centro e Adjacências, Pablo de Mello Rodrigues Guedes, o Administrador Regional de Santa Teresa, Cristiano de Oliveira, a Dra. Gabriela Franco, representando o Coordenador Zeca Borges, do Disque Denúncia, o Vereador de Mangaratiba, Wladmir da Conceição Pereira, e a representante do CCBB, Sueli Voltarelli.
Diálogo e apoio
A ideia da Câmara Comunitária é atuar de forma mais independente e focada nos problemas da capital, dialogando com diversos órgãos, especialmente buscando apoio e integração com a Guarda Municipal. Além da Segurança, estão na pauta da entidade: Cultura, Educação, Saúde, Lazer, Assistência Social e geração de Emprego e Renda nos bairros, com vistas a resolver questões como a da população em situação de rua, mantendo contato mais direto com as Superintendências Regionais e as Regiões Administrativas.
Sócios Fundadores da CCMUSERJ
Tendo em comum a experiência em voluntariado, sempre representando a população nos conhecidos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (CCS), Conselhos Distritais de Saúde, Associações de Moradores, Conselhos Tutelares, entre outros, esses 34 representantes de diversos bairros do Rio decidiram criar a Câmara Comunitária Municipal de Segurança do Rio de Janeiro (CCMUSERJ).
O grupo pretende realizar reuniões mensais, de forma alternada pelos bairros, convidando representantes dos órgãos públicos para ouvir as demandas. “Nosso intuito é sermos porta-vozes da sociedade civil no que tange às necessidades na área de segurança pública. Nesse sentido, também queremos contribuir com o GGIM, Gabinete de Gestão Integrada Municipal”, afirma Maria João Gaio, presidente da Câmara Comunitária.
Sócios fundadores da Câmara Comunitária: Adriana Affonso, Alberto Carlos Alves Martins, Alex de Sousa Oliveira, Andre Paes, Antonio Miranda, Carlos Augusto Pinto Loureiro, Carlos Teixeira, Cleonice Carneiro, Clidenor Carneiro de Macedo Junior, Douglas S. Pereira, Eliane de Vasconcellos Santos da Costa, Francisco Rocha de Oliveira, Jamille Cristina Tavares Campos, João Luiz Rodrigues de Lemos, José Jandir Borges Alves, Leny da Costa Mattos, Luiz Alberto de Mattos, Luiz Antônio Tenório, Luiz Carlos Lavor, Luiz Henrique Davi Lemos, Magda Angela Costa, Marcelo Ribeiro, Maria da Conceição de Sá Sousa, Maria João Bastos Gaio, Maria José Berto, Mário Lorena, Maurício Ferreira Borges, Nádia Maria Fernandes Ayres, Paulo Rogério Pereira, Pedro Paulo, Rubem Paes de Oliveira, Ubirajara da Chagas Favilla, Valdemar Alves Ribeiro Neto e Walter Marcelino Walter.